Apesar de não haver uma tabela com números fixos, é possível consultar as taxas médias cobradas por instituições financeiras no site do Banco Central, seja qual for a modalidade de financiamento. De acordo com o BC, no caso de veículos, as taxas variam entre 0,74% e 3,64% ao mês. Se, no contrato, o valor referente ao Custo Efetivo Total da operação ultrapassa esses números, é bem provável que você esteja pagando acima da margem do mercado, o que, na prática, são juros abusivos.
Antes de cair no golpe, porém, é possível fazer a simulação. Na página do Banco Central na internet, você pode acessar a Calculadora do Cidadão, inserir os dados referentes ao financiamento e descobrir se o valor firmado está dentro da média. Outro cálculo simples é somar o total do financiamento. Se esse valor for superior a 20% do preço à vista do veículo, já pode ser configurado cobrança abusiva. Vale ressaltar, ainda, a importância de se verificar se as taxas acordadas com a empresa são, de fato, as que estão sendo cobradas.
Após toda essa análise, se forem constatadas as cobranças excessivas, existem outras medidas a serem tomadas para reverter ou diminuir os danos.
Entre em contato conosco e podemos esclarecer suas dúvidas.
📞 (11) 2312-1325
📱 (11) 9.4570-7058 (Whatsapp)
✉️ contato@primeiromundoconsultoria.com.br